Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado Profissional em Ensino de Física


Artigos publicados em periódicos

2024

  1. Rodrigo S. Pitombo, Mateus Vasconcellos, Patrícia P. Abrantes, Reinaldo de Melo e Souza, Germano M. Penello, Carlos Farina
    Periodic strings: A mechanical analogy to photonic and phononic crystals
    American Journal of Physics, v. 92, n. 2, p. 108-114, 2024
  2. Thales Azevedo
    Can the Dirac deltas in dipole fields be ignored in classical interactions?
    European Journal of Physics, v. 45, n. 2, art. 025201, 2024
  3. Antonio Carlos F. Santos, Marcio Velloso da Silveira, José Carlos Tenório
    Arte e literatura no ensino de física: Eco e Narciso
    A Física na Escola, v. 23, art. 230085, 2024
  4. André S. R. Faria, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
    Kinematics of a projectile motion and the hidden curves of a parabolic trajectory
    Latin American Journal of Physics Educatin, v. 17, n. 4, art. 4306, 2023

2023

  1. Antonio Carlos F. Santos, Leonardo Motta
    Symmetrical cubic arrangements of resistors: an experimental approach
    The Physics Teacher, v. 61, n. 6, p. 461-466, 2023
  2. Antonio Carlos F. Santos, M. P. V. Silveira, Marcio Velloso da Silveira
    The Monty Hall problem, information and entropy simulation
    Latin American Journal of Physics Education, v. 17, n. 1, art. 1308, 2023
  3. Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly , Telecio Barbosa-Neto 
    Physics teachers visiting the new synchrotron light source
    Latin American Journal of Physics Education, v. 17 n. 2, art. 2101, 2023
  4. Rodrigo R. Machado, Carlos E. Aguiar
    Demonstrações simples de desigualdades de Bell
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, art. e20220324, 2023
  5. Samuel J. C. Ximenes, Carlos E. Aguiar
    Matéria escura no ensino médio
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, art. e20220334, 2023
  6. Antonio Carlos F. Santos, Leonardo Motta, V. H. G. S. Ferreira, B. K. Mikami
    Generalização para o desvio angular em um prisma de base triangular em meios externos distintos
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, art. e20230086, 2023
  7. Helio S. Amorim, A. M. Falcão Jr, B. S. Faria, E. G. Guedes, L. L. M. Azeredo, L. O. G. Reis, T. R. Cruz, W. B. Guimarães.
    Observando a influência da temperatura do ar na velocidade de propagação do som com auxílio de um telêmetro acústico
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, art. e20230189, 2023
  8. Penha Maria C. Dias
    Isaac Newton’s early documents on circular motion: can the dynamic reasoning in the “Principia” be found in them?
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 45, art. e20230263, 2023
  9. Antônio Carlos F. Santos, Rodrigo C. Santos, Claudia C. S. Vianna
    Representações de um gráfico de setores para alunos cegos no ensino de estatística
    Educação Matemática Pesquisa, v. 25, n.4, p. 92-110, 2023
  10. Ildeu C. Moreira
    Oppenheimer no Brasil em 1953 e 1961: a ciência, o ensino e as armas atômicas
    Ciência & Cultura, v. 75, 2023
  11. Deise M. Vianna, Bianca M. Santos
    Mestrado Profissional em Ensino de Física na UFAC: da abertura ao momento pós-pandemia
    Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, p. 1-17, 2023
  12. Bianca M. Santos, Deise M. Vianna
    O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física na região Norte do Brasil : um retrato do corpo docente
    Impacto: Pesquisa em Ensino de Ciências, n. 2, art. e75457, 2023
  13. Deise M. Vianna
    Assim falava Beatriz Alvarenga sobre laboratório há 33 anos
    Impacto: Pesquisa em Ensino ee Ciências, n. 2, art. e80093, 2023
  14. Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly, Telecio Barbosa Neto
    Using analogies for introducing synchrotron light in high school
    Momentum: Physics Education Journal, v. 7, n. 2, p. 331-336, 2023
  15. Antonio Carlos F. Santos, T. G. Oliveira, Rodrigo F. Morais
    Entre cantos e contragolpes: subversão responsável no ensino de Matemática através da capoeira
    Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 4, n. 11, p. 1-21, 2023

2022

  1. Reinaldo de Melo e Souza, Daniela Szilard, Matheus G. Pacheco
    Multivalued specific heat
    American Journal of Physics, v. 90, p. 187-193, 2022
  2. Thales Azevedo, Anderson Pelluso
    Space pirates: A pursuit curve problem involving retarded time
    American Journal of Physics, v. 90, p. 730-735, 2022
  3. Leonardo P. Vieira, Carlos E. Aguiar
    The sound of the udu
    Physics Education, v. 57, n. 4, art. 045028, 2022
  4. Carlos E. Aguiar, Penha Maria C. Dias, Marta F. Barroso, Mariana F. B. Francisquini
    Galileo's speedometer: an approach to the concept of instantaneous velocity
    Physics Education, v. 57, n. 5, art. 055017, 2022
  5. Penha Maria C. Dias, Rojans C. Rodrigues
    The laws of planetary motion (a teaching method inspired by the history of physics)
    The Physics Teacher, v. 60, p. 684-685, 2022
  6. Carlos E. Aguiar, Marcos Moura, Marta F. Barroso
    Ensino de física em tempos de pandemia: Instrução remota e desempenho acadêmico
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, art. e20210329, 2022
  7. Anderson Fonseca, Germano M. Penello
    Análise de um circuito de corrente constante através dos conceitos da eletrostática
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, art. e20210383, 2022
  8. Antonio Carlos F. Santos, Viviane Morcelle, Rogelma M. S. Ferreira
    Ciência e reparação: 100 anos das contribuições de Lise Meitner para o Efeito Auger
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, art. e20220103, 2022
  9. Ildeu C. Moreira
    A viagem de Fermi ao Brasil em 1934 e suas entrevistas e conferências
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 44, art. e20220204, 2022
  10. Glaucemar Vieira Silva, Penha Maria C. Dias, Carlos E. Aguiar
    Velocidade instantânea: uma proposta de ensino inspirada em Galileu
    Revista Brasileira de Ensino de Física, art. e20220203, 2022
  11. Antônio Carlos F. Santos, Adriana O. Bernardes, Annie G. Redig
    A Feira de Ciências como recurso didático inclusivo no ensino de física para alunos surdos
    A Fisica na Escola, v. 20, n. 1, art. 211003, 2022
  12. André S. R. Faria, Antônio Carlos F. Santos
    Como reproduzir o flash da câmera fotográfica na sala de aula
    A Física na Escola, v. 20, n. 1, art. 220706, 2022
  13. Deise Miranda Vianna
    O mundo em que vivemos e a física que ensinamos
    Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 2, p. 1-11, 2022
  14. Ildeu C. Moreira
    200 anos de ciência e tecnologia no Brasil: atores e instituições, percalços e avanços
    Ciência e Cultura, v. 74, n. 3, p. 1-4, 2022.
  15. Antonio Carlos F. Santos, Gabriela Marinho de Souza Anes, Aghata dos Passos Felipe, Elis H. C. P. Sinnecker, Thereza Paiva
    Equidade de gênero longe das ciências exatas no Rio de Janeiro
    Ciência Hoje, n. 384, Jan-Fev, 2022
  16. Ana Caroline C. Almeida, Deise M. Vianna
    Coleta Certa: Jogo de tabuleiro moderno sobre rejeitos radioativos
    Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 12, n. 1, p. 304-308, 2022
  17. Márcio Velloso Silveira, Antonio Carlos F. Santos
    A percepção dos professores de Física sobre a inclusão de estudantes com deficiência visual: uma pesquisa quantitativa
    Revista Educação Especial, v. 35, e12/1-31, 2022
  18. Antonio Carlos F. Santos, Rodrigo C. Santos, Claudia C. Segadas-Vianna
    A leitura tátil de representações de gráficos de barras para alunos cegos
    Benjamin Constant, Rio de Janeiro, v. 28, n. 64, art. e286409, 2022
  19. Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly, Rodrigo Morais
    Luz síncrotron promovendo o giro decolonial
    Ensino, Saude e Ambiente, v. 15, n. 2, p. 317-332, 2022
  20. Felipe Moreira Correia, Deise Miranda Vianna
    Problematizando a matriz energética na sala de aula, com enfoque para energia solar
    Impacto, n. 1, art. e65300, 2022
  21. Deise Miranda Vianna, Roberto B. Moraes
    Analysis of verbal interactions between Brazilian students in a Physics Investigative Activity Class with STS approach: A case study
    Journal of Education and Training Studies, v. 10, n. 1, p. 11-20, 2022

2021

  1. Carlos Farina, Reinaldo de Melo e Souza, Rodrigo S. Pitombo, Mateus Vasconcellos
    Source method for the evaluation of multipole fields
    European Journal of Physics, v. 42, p. 025202, 2021.
  2. Márcio Velloso Silveira, Mercedes Arana, Vitor Acioly, Antonio Carlos F. Santos
    Hands-on electricity remote teaching to a blind student during pandemic of 2020
    Physics Education v. 56, n. 5, art. 055027, 2021
  3. Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly, T. Paiva, G. Azevedo, T. Rocha, R. Picoreti
    Shedding synchrotron light on teacher training
    Physics Education v. 56, n. 3, art. 035021, 2021
  4. Márcio Velloso Silveira, Mercedes Arana, Vitor Acioly, Antonio Carlos F. Santos
    Abordagem da Lei de Ohm para Estudantes com Deficiência Visual no Ensino Superior
    Latin American Journal of Physics Education, v.15, n. 1, art. 1310, 2021
  5. Deise M. Vianna, Maria da Conceição Lima
    Práticas de professores com abordagens investigativas
    Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 16, n. 1, 2021
  6. Deise M. Vianna, Roberto B. Moraes
    As interações verbais entre estudantes sob a perspectiva latouriana em uma oficina investigativa sobre magnetismo com cinescópios
    Revista de Enseñanza de la Física, v. 33, n. 2, p. 73-80, 2021
  7. Deise M. Vianna, Vitorvani Soares, Carlos Frederico M. Rodrigues, N. O. Carvalho, R. C. Pacheco, V. S. Marinho
    Propostas de atividades experimentais para um curso remoto de física no ensino médio
    Revista de Enseñanza de la Física, v. 33, n. 2, p. 451-458, 2021
  8. Antonio Carlos F. Santos, V. Morcelle, E. Mata, K. Gagno, J. Coutinho, A. Souza, T. Neves, G. Freitas, L. Morcelle, C. Barbosa, V. Ferreira, M. Gonçalves
    Meninas do radium: digital media as an instrument for gender inclusion in physics during the covid-19 pandemic in Brazil
    Revista de Enseñanza de la Física, v. 33, n. 2, p, 379-385, 2021.
  9. Alexandre C. Tort,  Mariana F. B. Francisquini, Rodrigo R. Machado
    Queda livre de duas massas acopladas por uma mola em um campo gravitacional uniforme
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, art. e20200421, 2021
  10. Leonardo S. Motta, Antonio Carlos F. Santos
    Circuitos Resistivos Simétricos: uma Abordagem Experimental
    Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, art. e20210012, 2021
  11. Otávio Fossa de Almeida
    Uma geometria tetradimensional euclidiana para os fenômenos relativistas: cinemática
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 2, p. 1166-1198, 2021
  12. Paulo Henrique de Sousa Silva, Deise M. Vianna
    Projeto Reset: Um role-playing game (RPG) para a todos ensinar
    A Física na Escola, v. 19, n. 1, 2021
  13. Rodrigo R. Machado, Alexandre C. Tort, Carlos A. D. Zarro
    O princípio da equivalência: uma introdução à relatividade geral
    A Física na Escola, v. 19, n. 2, 2021
  14. Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani, Yurij Castelfranchi, Ione Mendes, Vanessa O. Fagundes
    Science in society: What young Brazilians think about S&T
    Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 93, n. 4, art. e20200204 , 2021
  15. Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani
    1920s: Rádio Sociedade (Society Radio), tuning science into Brazilian homes
    Public Understanding of Science, v. 30, p. 229-234, 2021
  16. Deise M. Vianna, Eduardo O.R. Sousa
    Física em quadrinhos: Te vi na TV
    Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 5, p. 79-90, 2021
  17. Deise M. Vianna, Marília A. C. Jesus, Renato S. Araujo
    Estudo da licenciatura em ciências naturais: o que os dados estatísticos podem nos dizer
    Revista Brasileira de Desenvolvimento, v. 7, n. 5, p. 49728-49745, 2021
  18. Deise M. Vianna, M. C. Barbosa-Lima. Renato S. Araujo
    Mudaram minha sala de aula: E agora?
    Revista Ciências em Foco, v. 14, p. 1-17, 2021

2020

  1. Márcio Velloso Silveira, Ricardo B. Barthem, Antonio Carlos F. Santos
    Colorblind cybernetic eye: an inclusive analogy for color vision
    Physics Education, v. 55, n. 1, art. 015016, 2020
  2. Carlos Farina, Reinaldo de Melo e Souza, Aroaldo S. Santos
    Comment on "A note on Purcell's basic explanation of magnetic forces"
    European Journal of Physics, v. 41, art. 068001, 2020
  3. Márcio Velloso Silveira, Vitor Acioly, Antonio Carlos F. Santos
    Introduzindo o conceito de força do oscilador nas disciplinas iniciais de mecânica quântica
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20200209, 2020
  4. Rodrigo R. Machado, Alexandre C. Tort, Carlos A. D. Zarro
    Squashing and spaghettification in Newtonian gravitation
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20200278, 2020
  5. Antonio Carlos F. Santos
    A origem clássica da força do oscilador
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20190176, 2020
  6. Ricardo F. F. Cunha, Daniel G. G. Sasaki
    Validação da nova versão do Test of Understanding Graphs in Kinematics (TUG-K) com estudantes de ensino médio
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 42, art. e20190149, 2020
  7. Rafael Guedes Soares, Helio S. Amorim
    Um marégrafo ultrassônico baseado na placa Arduino para investigação do fenômeno das marés
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 2, p. 925-943, 2020
  8. Antonio Carlos F. Santos, Vitor Acioly, R. Picoreti, T.C.R. Rocha, G. de M. Azevedo
    A luz síncrotron iluminando a formação de professores
    A Física na Escola, v. 18, n. 2, 2020
  9. Germano M. Penello, Charlie V. Sarmiento, Lucas M. Sigaud
    Análise quantitativa do desempenho dos alunos em avaliações na disciplina de ICF1 do CEDERJ
    Educação a Distância, v. 10, n. 1 p. 71-87, 2020
  10. Deise Miranda Vianna, Maria da Conceição Barbosa-Lima
    Mudança de rumo: de aula presencial para ensino remoto  
    Ciências em Foco, v. 13, art. e020004, 2020
  11. Deise M. Vianna, Eduardo O. R. Souza
    O uso dos quadrinhos nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLD/2015
    Imagens da Educação, v. 10, n. 1, p. 136-149, 2020
  12. Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
    Dificuldades estruturantes na implementação do sistema UAB para a formação de professores de física
    Revista Ciências & Ideias, v. 11, n. 1, p. 153-175, 2020
  13. Deise M. Vianna, Vitor Cossich H. Sales, Matheus S. Soares, Laryssa P. N. Gama, Ana Caroline C. Almeida, Hozana A. Silva
    Brincando com circuitos elétricos: um conjunto de práticas desenvolvidas no âmbito do Pibid/UFRJ-Física
    Revista Cadernos de Educação Básica, v.4, n. 2, p.10-19, 2020
  14. Deise M. Vianna, Sidnei P. Penha, Roberto B. Moraes
    Ouvindo os estudantes em uma atividade investigativa de uma sala de aula
    Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, v. 1, art. e020019, 2020
  15. Ildeu C. Moreira, Luisa M. Massarani, Anderson P. Antunes
    A narrativa de viagem de Henry Walter Bates: Edições, Traduções e Adaptações de The Naturalist on the River Amazon
    Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, v. 181, n. 483, p. 103-134, 2020

2019

  1. Penha Maria C. Dias, Mariana F B. Francisquini, Carlos E. Aguiar, Marta F. Barroso
    What the middle-aged Galileo told the elderly Galileo: Galileo's search for the laws of fall
    Physics in Perspective, v. 21, p. 194-221, 2019
  2. Anderson José da Fonseca, Carlos Farina, Yuri M. Souza
    Electrostatic and magnetostatic fields of point dipoles revisited
    Revista Mexicana de Física E, v. 65, p. 71-76, 2019
  3. Ildeu C. Moreira
    Quantum of light
    Physics World, v. 32. n. 11, p. 25, 2019
  4. Márcio V. Silveira, Ricardo B. Barthem, Antonio Carlos F. Santos
    Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 1, art. e20180084, 2019
  5. Vinicius Rafael P. Rocha, Alexandre C. Tort .
    Redescobrindo a lei empírica de Hubble em sala de aula
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, art. e20180281, 2019
  6. Deise M. Vianna, Maria da Conceição Barbosa-Lima, Marco Adriano Dias
    ... Se inclina, gira, mas não vira
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 3, p. 841-853
  7. Marcos P. Martinho, Vitorvani Soares
    O estudo da refração e a lei angular.
    A Física na Escola, v. 17, n. 1, p. 53-55, 2019
  8. Antonio Carlos F. Santos
    Capital cultural e o ensino de física: Exemplos em ótica
    A Física na Escola, v. 17, n. 2, p. 30-34, 2019
  9. Marta F. Barroso, Adriano Luiz Fagundes, Tatiana da Silva
    Visualização e uma avaliação das concepções prévias dealunos do ensino superior sobre as estações do ano
    Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 28, p. 47-66, 2019
  10. Diego F. Rodrigues, Almir G. Santos, Vitorvani Soares
    Experimentos com lentes esféricas: uma proposta de ensino para a Física de nível médio
    Revista Formação e Prática Docente, n. 2, p. 86-100, 2019
  11. Vinícius A. Coelho, Felipe S. S. Rosa, Reinaldo de Melo e Souza, Carlos Farina, Marcus Venícius Cougo Pinto
    An integrodifferential equation for electromagnetic fields in linear dispersive media
    Brazilian Journal of Physics, v. 49, n. 5, p.734-737, 2019
  12. Rodrigo F. Moraes, Antônio Carlos F. Santos
    A importância de um currículo com elementos afrocentrados para a constituição de uma visão epistemológica menos eurocentrada
    Revista Exitus, v. 9, n. 4, p. 66-94, 2019
  13. Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani, Gabriela Reznik
    How does the image of the scientist appear in short animation films?
    História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 26, n. 3, p. 753-777, 2019
  14. Ildeu C. Moreira
    O eclipse solar de 1919, Einstein e a mídia brasileira
    Ciência e Cultura, v. 71, n. 3, p. 32-38, 2019
  15. Ildeu C. Moreira, Alfredo Tomalsquim
    Cem anos do eclipse de Sobral: Apresentação Ciência e Cultura, v. 71, n. 3, p. 14-15, 2019
  16. Ildeu C. Moreira
    O Eclipse Solar de 1919 e as atividades comemorativas no Brasil
    Gazeta de Física, v. 42, n. 2, p. 32-35, 2019
  17. Ildeu C. Moreira, Luisa Massarani, Anderson P. Antunes
    Practical Botanists and Zoologists: Contributions of Amazonian Natives to Natural History Expeditions (1846-1865)
    Historia Crítica, v. 73, p. 137-160, 2019
  18. Rodrigo Teixeira Rossini
    Uma abordagem alternativa para o ensino da transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas
    Physicae Organum, v. 5, n. 2, p. 79-88, 2019
  19. Ricardo F. F. Cunha, Daniel G. G. Sasaki
    Um relato sobre uma aula de cinemática para alunos de ensino médio usando a metodologia de aprendizagem ativa POE
    Cadernos de Educação Básica, v. 4, n. 1, p. 68-77, 2019
  20. José Bernardo Menescal Conde, Antonio Carlos F. Santos
    Facilitando o ensino de física para surdos através da imagética: Um exemplo com oscilações
    Cadernos de Educação Básica, v. 4, n. 2, p. 69-78, 2019

2018

  1. Pedro Terra, Carlos Farina, Carlos A. D. Zarro, Francisco G.M. Orlando,
    Kepler's equation and some of its pearls
    American Journal of Physics, v. 86, p. 849-858, 2018
  2. Marco Adriano Dias, Marcos B. Gaspar, Paulo Simeão Carvalho, Daniel R. Ventura, Marcelo J. Rodrigues, Gabriela G. Fernandes
    The behaviour of the centre of mass in a ballerina while performing a Grand Jeté
    Physics Education, v. 53, n. 2, art. 025009, 2018
  3. Marcos B. Gaspar, Talitha T. Vaz
    O Método de Pfund na determinação de índices de refração em lâminas transparentes: Uma aplicação em sala de aula
    Gazeta de Física, v. 41, n. 3/4. p. 33-35, 2018
  4. Alexandre C. Tort, F. Barroso, S. A. Carvalho, J. A. Oliveira-Hugenin
    Formação de imagens na óptica geométrica por meio do método gráfico de Pierre Lucie
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, art. e2501, 2018
  5. Hercílio Cordova, Carlos E. Aguiar, Helio S. Amorim, Karla Silene Sathler, Antônio Carlos F. Santos
    Audiotermômetro: um termômetro para a inclusão de estudantes com deficiência visual
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, art. e2505, 2018
  6. Fabiano P. Oliveira, Helio S. Amorim, Claudine P. Dereczynski
    Investigando a atmosfera com dados obtidos por radiossondas
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40. n. 3, art. e3503, 2018
  7. Marta F. Barroso, Gustavo Rubini, Tatiana da Silva
    Dificuldades na aprendizagem de Física sob a ótica dos resultados do Enem
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40. n. 4, art. e4402, 2018
  8. Ildeu C. Moreira
    Feynman e suas conferências sobre o ensino de física no Brasil
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, art. e4203, 2018
  9. Alexandre C. Tort
    A luz e algumas de suas tecnologias: um estudo da física
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 4, art. e4801, 2018
  10. Antonio A. P. Videira, Mariana F. B. Francisquini
    A instituição da 'Física de Partículas Elementares' como disciplina científica e sua relação com a formação de professores
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 35, n. 1, p. 81-96, 2018
  11. Marco Adriano Dias, Deise M. Vianna, Paulo Simeão Carvalho
    A queda dos corpos para além do que se vê: Contribuições das imagens estroboscópicas e da videoanálise para a alfabetização científica
    Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 20, art. e2947, 2018
  12. Deise M. Vianna, Renato Araujo,
    Os números da licenciatura em matemática: políticas públicas em foco
    Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 1-20, 2018
  13. Ildeu C. Moreira, Simone S. R. Elias, Décio R. Martins
    As Expedições Naturalistas e Cartográficas e as Práticas Científicas no Brasil do Século XVIII
    Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 7, n. 1, p. 15-36, 2018
  14. Rodrigo F. Morais, Antonio Carlos F. Santos, Dione A. F. Silva, Viviane M. Almeida, Abudo A. Ossofo, Thais G. Oliveira,
    Identidades de gênero e de raça nas trajetórias acadêmicas em Ciências Exatas
    Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 2018
  15. Ildeu C. Moreira
    Feynman in Brazil
    PhysicsToday, a ser publicado..

2017

  1. Ricardo F. F. Cunha, Alexandre C. Tort
    Plausibility arguments and universal gravitation
    Physics Education, v. 52, art. 035001, 2017
  2. Antonio Carlos F. Santos
    You don't look like a physicist
    The Physics Teacher v. 55, p. 524-527, 2017
  3. Eduardo Gama, Marta F. Barroso
    Student's Video Production as Formative Assessment
    Scientia in Educatione, v. 8, p. 165-171, 2017
  4. Antonio Carlos F. Santos
    Revisiting the physics of turning water into wine, a pedagogical approach
    Physics Education (IAPT), v. 33, n. 1, art. 3, 2017
  5. Suelen Pestana Cardoso , Deise Miranda Vianna, Simone Coutinho Cardoso
    Aplicações Industriais da Física das Radiações: um enfoque CTS
    Latin American Journal of Physics Education, v. 10, n. 4, art. 4319, 2016 (publicado em 2017)
  6. Marco Antonio Moreira, Nelson Studart, Deise Miranda Vianna
    O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) uma experiência em larga escala no Brasil
    Latin American Journal of Physics Education, v. 10, n. 4, art. 4327, 2016 (publicado em 2017)
  7. Alipson A. M. Santos, Helio S. Amorim, Claudine P. Dereczynski
    Investigação do fenômeno ilha de calor urbana através da utilização da placa Arduíno e de um sítio oficial de meteorologia
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 1, art. e1505, 2017
  8. Alexandre C. Tort, Filadelfo C. Santos
    The shape of the surface of a rotating mass of water as a variational problem
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 2, art. e2301, 2017
  9. Marcos Paulo Martinho, Vitorvani Soares
    Determinação do índice de refração dos materiais pelo método de Ptolomeu
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 3, art. e3603, 2017.
  10. Penha Maria C. Dias
    Leonhard Euler's "principle of mechanics" (an essay on the foundations of the equations of motion)
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, n. 4, art. e4601, 2017.
  11. Adriano Luiz Fagundes, Tatiana da Silva, Marta F. Barroso
    Concepções prévias de alunos iniciantes de um curso de graduação na área de ciências exatas e tecnologia sobre a visualização da mesma face lunar do referencial terrestre
    Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 10, n. 2, p. 223-237, 2017
  12. Leonardo R. de Jesus, Almir G. Santos, Vitorvani Soares, David Henrique S. Araujo
    Ilusões de óptica nas aulas de física do nível médio: Aplicação e resultados
    A Física na Escola, v. 15, n. 1, p. 35-40, 2017
  13. Sandro S. Fernandes, Deise M. Vianna
    Em que supermercado comprar?
    A Física na Escola, v. 15, n. 1, p. 60-63, 2017
  14. Rodrigo F. Morais, Antonio Carlos F. Santos
    Lewis Howard Latimer e sua história aprisionada
    A Física na Escola, v. 15, n. 2, p. 19-23, 2017
  15. Ricardo F. F. Cunha, Alexandre C. Tort
    O estudo de precessão da órbita de Mercúrio no ensino médio
    Revista do Professor de Física, v. 1, n. 2, p. 13-24, 2017
  16. Ildeu Moreira, Luisa Massarani, Bruce Lewenstein
    A historical kaleidoscope of public communication of science and technology
    Journal of Science Communication, v. 16, n. 3, p. E1-4, 2017
  17. Ildeu Moreira, Anderson Pereira Antunes, Luisa Massarani
    Uma análise da rede de auxiliares na expedição de Louis Agassiz ao Brasil (1865-1866)
    Revista Brasileira de História da Ciência, v. 9, n. 1, p. 113-125, 2016
  18. Ildeu Moreira, Marcelo Lima Loreto, Luisa Massarani
    A biologia nos periódicos brasileiros: um olhar histórico
    Revista de Ensino de Biologia, v. 10, n. 1, p. 106-124, 2017
  19. Ildeu Moreira, Mariana M. Burlamaqui, Luisa Massarani
    José Reis e a ciência brasileira: escritos nos jornais do Grupo Folha (1947-1963)
    Comunicação & Sociedade, v. 39, n. 2, p.185-208, 2017
  20. Ildeu Moreira, Mariana M. Burlamaqui, Luisa Massarani
    A ciência e a era atômica nos textos de José Reis
    Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad, v. 35, p. 91-108, 2017.
  21. Eduardo F. Capossoli, Eduardo Gama, Marta F. Barroso
    Experimentos e simulações numa feira de ciências: o relato do processo de implementação e execução de uma proposta de inclusão de alunos com deficiência visual
    Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro II, v. 1, n. 1, 7pp, 2017
  22. Vitor Cossich H. Sales, Deise M. Vianna
    Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
    Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro II, v. 1, n. 1, 15pp, 2017
  23. Ricardo F. F. Cunha, Alexandre Tort
    Primeira lei de Kepler: um texto para professores de Física do Ensino Médio
    Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro II, v. 1, n. 1, 8pp, 2017
  24. Sandro S. Fernandes
    Física de partículas no Ensino Médio? Propostas de atividades que estão ao alcance dos nossos alunos!
    Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro II, v. 1, n. 1, 15pp, 2017
  25. Otoniel do Amaral
    O Grupo de Estudos Avançados em Física (Geaf) - Progressos e Desafios
    Física em Revista - Cadernos de Ensino do Colégio Pedro II, v. 1, n. 1, 10pp, 2017
  26. Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
    Os números da licenciatura em matemática: políticas públicas em foco
    Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, a ser publicado, 2017
  27. Mariana F. B. Francisquini
    As concepções semântica e pragmática dos modelos científicos: revisitando o debate
    Em Construção - Arquivos de Epistemologia Histórica e Estudos de Ciência, v. 1, n.2, p. 329-332, 2017

2016

  1. Pedro Terra, Reinaldo de Melo e Souza, Carlos Farina
    Is the tautochrone curve unique?
    American Journal of Physics, v. 84. n. 12, p 917, 2016
  2. Marco Adriano Dias, Paulo Simeão Carvalho, Deise M. Vianna
    Using image modelling to teach Newton's Laws with the Ollie trick
    Physics Education, v. 51, art. 045008, 2016
  3. Hercílio Cordova, Alexandre C. Tort
    Medida de g com a placa Arduino em um experimento simples de queda-livre
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 2, art. e2308, 2016
  4. Rodrigo R. Machado, Alexandre C. Tort
    Michell, Laplace e as estrelas negras: uma abordagem para professores do Ensino Médio
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 2, art. e2314, 2016.
  5. Marcio V. Silveira, Ricardo B. Barthem
    Ensino da visão cromática atraés de aparato com LEDs coloridos
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 3, art. e3502, 2016
  6. Alexandre Marcelo Pereira, Antonio Carlos F. Santos, Helio S. Amorim
    Estatística de contagem com a plataforma Arduino
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art. e4501, 2016
  7. Marcio V. Silveira, Ricardo B. Barthem
    Disco de Newton com LEDs
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art. e4502, 2016
  8. Alexandre C. Tort
    A simple model for the normal stress distribution of the Great Pyramid
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art. e4701, 2016
  9. Leonardo P. Vieira, Carlos E. Aguiar
    Mecânica com o acelerômetro de smartphones e tablets
    A Física na Escola, v. 14, n. 1, p. 8, 2016
  10. Marcio Lacerda, Antonio Carlos F. Santos
    Simples demonstração da lei do inverso do quadrado da distância em sala de aula
    A Física na Escola, v. 14, n. 1, p. 15, 2016
  11. Ildeu de Castro Moreira, Matheus C. Paiva
    O Rei está nu - A palestra de Feynman no Brasil sobre o ensino de ciências na descrição de Oswaldo Frota-Pessoa
    A Física na Escola, v. 14, n. 1, p. 62, 2016
  12. Ildeu de Castro Moreira, Luisa Massarani1
    Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation
    Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 88, n. 3, p. 1577-1595, 2016
  13. Ildeu de Castro Moreira, Carla da Silva Almeida, Luisa Massarani
    Representações da ciência e da tecnologia na literatura de cordel
    Bakhtiniana - Revista de Estudos do Discurso, v. 11, n. 3, p. 5-25, 2016
  14. Marco Adriano Dias, Paulo Simeão Carvalho, Daniel Rodrigues Ventura
    How to study the Doppler effect with Audacity software
    Physics Education, v. 51, art. 035002, 2016
  15. Marco Adriano Dias, Paulo Simeão Carvalho, Marcelo Rodrigues
    How to determine the centre of mass of bodies from image modelling
    Physics Education, v. 51, art. 025001, 2016
  16. Paulo Victor S. Souza, Paulo Murilo C. Oliveira
    Túneis de vento numéricos
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 2, art. e2303, 2016
  17. Reynaldo Lopes de Oliveira Jr, Milton Alves Jr, Victhória H. Barbosa
    Aquecimento e resfriamento da água, aproximados à forma real
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 306-319, 2016
  18. Reynaldo Lopes de Oliveira Jr
    A geometria dinâmica do círculo de Apolônio
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 38, n. 4, art e4702, 2016
  19. Eduardo O. R. Sousa, Deise M. Vianna
    O caso Mulher Hulk: corpo e identidade em quadrinhos

    Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 11, n. 3, p. 763-771, 2016

2015

  1. Alexandre Cesar Azevedo, Leonardo P. Vieira, Carlos E. Aguiar, Antonio Carlos F. Santos
    Teaching light reflection and refraction to the blind Physics Education, v. 50, n. 1, p. 15-18, 2015
  2. Alexandre C. Tort
    Work, gravitational energy and the Great Pyramid
    Physics Education, v. 50, n. 5, p. 516-519, 2015
  3. Vitorvani Soares, Vagner Cruz
    Determinação experimental da constante de Boltzmann a partir da curva característica corrente-voltagem de um diodo
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, art. 1311, 2015
  4. Vitorvani Soares, Bruno Morgado
    Construção geométrica da órbita de Marte pelo método de Kepler
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, art. 1305, 2015
  5. Helio Salim de Amorim, Marco Adriano Dias, Vitorvani Soares
    Sensores digitais de temperatura com tecnologia one-wire: Um exemplo de aplicação didática na área de condução térmica
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, art. 4310, 2015
  6. Penha Maria C. Dias, Vitor Hugo Alves Dias
    Escrevendo o "Livro da Natureza" na linguagem da Matemática (A Lei de Ampère)
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, art. 4601, 2015
  7. Reynaldo Lopes de Oliveira Jr
    Introduzindo problemas e curvas de perseguição no ensino médio e universitário
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 4, art. 4502, 2015
  8. Adriano Luiz Fagundes, Tatiana da Silva, Marta Feijó Barroso
    Aprendizagem mediada por uma hipermídia educacional
    Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 20, p. 91-114, 2015
  9. Sidnei Percia da Penha, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Deise Miranda Vianna
    Laboratório didático investigativo e os objetivos da enculturação científica: análise do processo
    Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, n. 2, p. 6-23, 2015
  10. Alexandre Cesar Azevedo, Antonio Carlos F. Santos
    Ensino de gráficos para que alunos cegos possam fazer interpretação de fenômenos físicos
    Direcional Educador, v. 11, n. 123, p. 44-46, 2015
  11. Alexandre Cesar Azevedo, Antonio Carlos F. Santos
    Ensino de gráficos para que alunos cegos possam fazer interpretação de fenômenos físicos
    Caderno Espaço Inclusão, v. 3 n. 1, p. 56-64, 2015
  12. Olival Freire Junior, Diego Hurtado, Ildeu C. Moreira, Fernando de Souza Barros
    Nuclear Weapons in Regional Contexts: The Cases of Argentina and Brazil
    Contemporánea, v. 6, p. 57-66, 2015 (Montevideo); arXiv:1506.05859.
  13. Ildeu C. Moreira,
    Ibn al Haytham - Você sabia que há mil anos foi escrito um livro sobre a visão e a luz?
    Ciência Hoje das Crianças, v. 28, p. 17, 2015.
  14. Ildeu C. Moreira, A. A. Antunes, L. Massarani
    O descanso dos naturalistas: uma análise de cenas na iconografia oitocentista
    História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 22, n. 3, p. 1051-1066, 2015
  15. Carla Almeida, Luisa Massarani, Ildeu C. Moreira
    Perceptions of Brazilian small-scale farmers about genetically modified crops
    Ambiente & Sociedade, v. 18, n. 1, p. 193-210, 2015

2014

  1. Bruno Morgado, Vitorvani Soares
    Kepler's ellipse, Cassini's oval and the trajectory of planets
    European Journal of Physics, v. 35, n. 2, art. 025009, 2014
  2. Marcus Bezerra, Reinaldo de Melo e Souza, Wilton J. M. Kort-Kamp, Carlos Farina
    Subtleties in obtaining the electrostatic energy of continuous distributions
    European Journal of Physics, v. 35, n. 6, art. 065021, 2014
  3. Carlos E. Aguiar, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
    Galileo's kinematical paradox and the role of resistive forces
    European Journal of Physics, v. 35, n. 6, art. 065024, 2014
  4. Alexandre Cesar Azevedo, Antonio Carlos F. Santos
    Teaching optics to blind pupils
    Physics Education, v. 49, n. 4, p. 383-387, 2014
  5. Alexandre C. Tort
    An exercise on Gauss' law for gravitation: The flat Earth model
    Physics Education, v.49, n. 6, p. 629-631, 2014
  6. Leonardo P. Vieira, Vitor O. M. Lara, Amaral, Dayanne F. Amaral, Daiara Faria
    Demonstrations of magnetic phenomena: Measuring the air permeability using tablets
    Physics Education, v.49, n. 6, p. 658, 2014
  7. Mariana Francisquini, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
    O paradoxo cinemático de Galileu
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art. 1304, 2014
  8. Wanderley P. Gonçalves Jr, Marta F. Barroso
    As questões de física e o desempenho dos estudantes no ENEM
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art. 1402, 2014 (arXiv: 1311.3905)
  9. Francisco A. G. Parente, Antônio Carlos F. Santos, Alexandre C. Tort
    O átomo de Bohr no ensino médio
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art. 1502, 2014
  10. Leonardo P. Vieira, Dayanne F. Amaral, Vitor O. M. Lara
    Ondas sonoras estacionárias em um tubo: análise de problemas e sugestões
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, art. 1504, 2014
  11. Leonardo Abeid, Alexandre C. Tort
    As forças de atrito e os freios ABS Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, art. 2306, 2014
  12. Alexandre C. Tort
    On the electrostatic energy of two point charges
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3301, 2014
  13. Luiz Raimundo Moreira de Carvalho, Helio Salim de Amorim
    Observando as marés atmosféricas: Uma aplicação da placa Arduino com sensores de pressão barométrica e temperatura
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3501, 2014
  14. Alexandre C. Tort, Reynaldo Lopes Jr
    O porta-aviões, o torpedo e o círculo de Apolônio
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3502, 2014
  15. Leonardo P. Vieira, Vitor O. M. Lara, Dayanne F. Amaral
    Demonstração da lei do inverso do quadrado com o auxílio de um tablet/smartphone
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3505, 2014
  16. Penha Maria C. Dias, Rodrigo Fernandes Morais
    Os fundamentos mecânicos do Eletromagnetismo
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 3, art. 3601, 2014
  17. Luiz Raimundo Moreira de Carvalho
    Gulliver, os liliputianos e a física
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 4, art. 4304, 2014
  18. Alexandre Cesar Azevedo, Antonio Carlos F. Santos
    Ciclos de aprendizagem no ensino de física para deficientes visuais
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 4, art. 4402, 2014
  19. Eduardo de Souza, Deise M. Vianna
    Usando a física em quadrinhos para estudar a diferença entre inversão e reversão da imagem num espelho plano
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 601-613, 2014
  20. Alexandre C. Tort
    Pauli
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 739-741, 2014
  21. Ildeu de Castro Moreira
    A ciência, a ditadura e os físicos
    Ciência e Cultura, v. 66, n. 4, p. 48-53, 2014
  22. Deise Miranda Vianna, Weverton S. Jesus, Renato Santos Araujo
    Formação de Professores de Química: a realidade dos cursos de Licenciatura segundo os dados estatísticos
    Scientia Plena, v. 10, n. 8, art. 087215, 2014

2013

  1. Mariana Francisquini, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
    Galileo's kinematical paradox and the expanding circle of simultaneity
    Physics Education, v. 48, n. 6, p. 702-704, 2013.
  2. Carlos E. Aguiar, Eric B. Lopes, Antonio Carlos F. Santos, Walter S. Santos
    The goldfish over the rainbow
    The Physics Teacher, v. 51, p. 522-523, 2013.
  3. Reinaldo de Melo e Souza, Wilton J.M. Kort-Kamp, Cassio Sigaud, Carlos Farina
    Image method in the calculation of the van der Waals force between an atom and a conducting surface
    American Journal of Physics, v. 81, n. 5, p. 366-376, 2013
  4. Antonio Carlos F. Santos, Carlos E. Aguiar, Walter S. Santos
    Electromagnetic wave velocities: an experimental approach
    European Journal of Physics, v. 34, n. 3, p. 591-597, 2013
  5. Penha Maria C. Dias, Terezinha J. Stuchi
    What can numerical computation do for the history of science? (study of an orbit drawn by Newton on a letter to Hooke)
    European Journal of Physics, v. 34, n. 6, p. 1465-1485, 2013
  6. Paulo Victor S. Souza, Raul Donangelo, Alexandre C. Tort
    Constructing the concept of acceleration
    Latin-American Journal of Physics Education, v. 7, n. 2, p. 171-174, 2013
  7. Penha Maria C. Dias
    A dinâmica na geometria (o cálculo da força centrífuga feito por Huygens) Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, art. 1602, 2013
  8. Alexandre C. Tort, Felipe Nogarol
    Revendo o debate sobre a idade da Terra
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, art. 1603, 2013
  9. Antônio Carlos F. Santos, Leandro Nery
    Utilizando analogias para a visualização de equipotenciais com uma planilha de dados
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, art. 2401, 2013
  10. Paulo Victor S. Souza, Penha Maria C. Dias, Filipe P. M. Santos
    Ensinando a natureza estatística da Segunda Lei da Termodinâmica no Ensino Médio
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, art. 2502, 2013
  11. Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort, André G. de Oliveira Gonçalves
    Uma nota sobre o movimento parabólico: uma elipse e um círculo inesperados
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, art. 2701, 2013
  12. Vitor O. M. Lara, Leonardo P. Vieira
    Macrofotografia com um tablet: aplicações ao ensino de ciências
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, art. 3503, 2013
  13. Francisco A. G. Parente, Antônio Carlos F. Santos, Alexandre C. Tort
    Os 100 anos do átomo de Bohr
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, art. 4301, 2013
  14. Fernando de Souza Barros
    As passagens de Cesar Lattes e de Leite Lopes pela Ilha do Fundão
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 4, art. 4701, 2013
  15. Antônio Carlos F. Santos
    Um raio no céu azul
    Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 15, p. 64-65, 2013
  16. Marta Maximo Pereira
    Interações discursivas em pequeno grupo durante uma atividade investigativa sobre determinação da aceleração da gravidade
    Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 2, p. 65-85, 2013

2012

  1. Marcus V. Pereira, Susana L. de Souza Barros, Luiz A. C. Rezende Filho, Leduc H. A. Fauth
    Audiovisual physics reports: students' video production as a strategy for the didactic laboratory
    Physics Education, v. 47, n. 1, p. 44-51, 2012.
  2. Marcus Bezerra, Wilton J. M. Kort-Kamp, Marcus V. Cougo Pinto, Carlos Farina
    How to introduce the magnetic dipole moment
    European Journal of Physics, v. 33, n. 5, p. 1313-1320, 2012.
  3. Carlos E. Aguiar, Marta M. Pereira
    O computador como cronômetro
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 3, art. 3303, 2012.
  4. Paulo Victor S. Souza, Raul Donangelo
    Velocidades média e instantânea no ensino médio: uma possível abordagem
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v.34, n.3, art 3503, 2012.
  5. Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
    Ouvindo os formadores nas Licenciaturas em Física a Distância sobre as políticas públicas educacionais
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, p. 448-468, 2012.
  6. Antonio Carlos F. Santos, Carlos E. Aguiar
    Ondas e Terremotos
    Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 12, p. 56-57, 2012.
  7. João R. T. de Melo Neto
    De príncipes, quarks, misses e físicos
    Ciência Hoje n. 291, p.81, 2012.
  8. João R. T. de Melo Neto
    O choro da energia abandonada
    Ciência Hoje n. 294, p. 69, 2012.
  9. João R. T. de Melo Neto
    Batman, tecnologia e fusão nuclear
    Ciência Hoje n. 297, p. 43, 2012.

2011

  1. Carlos E. Aguiar, Marta M. Pereira
    Using the soundcard as a timer
    The Physics Teacher, v. 49, p. 33-35, 2011.
  2. Wilton J. M. Kort-Kamp, Carlos Farina
    On the exact electric and magnetic fields of an electric dipole
    American Journal of Physics, v. 79, n. 1, p. 111-114, 2011.
  3. Alexandre C. Tort e Felipe Nogarol
    Another look at Helmholtz' model for the gravitational contraction of the Sun
    European Journal of Physics, v. 32, n. 6, p. 1679-1685, 2011.
  4. Luiz Cezar M. Silva, Wilma M. S. Santos e Penha M. C. Dias
    A carga específica do elétron. Um enfoque histórico e experimental
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, art. 1601, 2011.
  5. Anderson R. Souza, Alexsander C. Paixão, Diego D. Uzêda, Marco A. Dias, Sergio Duarte e Helio S. Amorim
    A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, art. 1702, 2011.
  6. Alexandre C. Tort
    Algumas observações sobre o círculo de Apolônio e o seu emprego no método das imagens
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, art. 1704, 2011.
  7. Alexandre C. Tort
    Gauss' law, infinite homogenous charge distributions and Helmholtz theorem Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n.2, art. 2701, 2011.
  8. Darlan O. S. Gomes, Walter S. Santos, Antonio Carlos F. Santos, Carlos E. Aguiar
    Medida da velocidade da luz em linhas de transmissão
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 3, art. 3307, 2011.
  9. Marcus V. Pereira, Susana L. de Souza Barros, Luiz A. C. Rezende Filho, Leduc H. A. Fauth
    Demonstrações experimentais de Física em formato audiovisual produzidas por alunos do ensino médio
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 3, p. 676-692, 2011
  10. Sonia Krapas, Glória R. P. C. Queiroz, Diego Uzeda
    O tratado sobre a luz de Huygens: comentários
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 123-151, 2011
  11. Deise M. Vianna e Renato S. Araujo
    A carência de professores de ciências na educação básica e a ampliação das vagas no ensino superior Ciência & Educação, v. 17, n. 4, p. 807-822, 2011
  12. Carlos Schroeder, Eliane A. Veit, Marta F. Barroso
    Formação continuada de professores das séries iniciais na modalidade semi-presencial: aprendendo ciências com atividades mãos-na-massa
    Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 2, p. 19-30, 2011.
  13. Marta M. Pereira, Vitorvani Soares, Viviane A. Andrade
    Escrita como ferramenta indicativa das possíveis contribuições de uma atividade investigativa sobre temperatura para a aprendizagem
    Experiências em Ensino de Ciências, v. 6, n. 3, p. 118-132, 2011.
  14. Filadelfo C. Santos, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
    Uma tradução da demonstração original do teorema de Bertrand
    Revista Brasileira de História da Ciência, v. 4, n. 1, p. 92-97, 2011.
  15. Leonardo R. F. Abeid e Alexandre C. Tort
    Discutindo os freios ABS no ensino médio
    A Física na Escola, v.12, n.1, 2011
  16. Sandro S. Fernandes, Deise M. Vianna
    "Da Arca de Noé à Enterprise": uma atividade investigativa envolvendo sistema métrico
    A Física na Escola, v.12, n. 2, 2011
  17. Marta M. Pereira
    LHC: o que é, para que serve e como funciona
    A Física na Escola, v.12, n.1, 2011
  18. Walter S. Santos, Antonio Carlos F. Santos, Carlos E. Aguiar
    Ótica com índice de refração negativo
    Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 9, p. 58-59, 2011
  19. Filadelfo C. Santos, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
    An English Translation of Bertrand's Theorem
    Latin-American Journal of Physics Education, v. 5, n. 4, p. 694-696, 2011
  20. Marta Maximo Pereira
    "Ufa!! Que calor é esse?! Rio 40 ºC" - Uma proposta para o ensino dos conceitos de calor e temperatura no Ensino Médio
    Ciência em Tela, v. 4, n. 2, 2011

2010

  1. Filadelfo C. Santos, Vitorvani Soares, Alexandre C. Tort
    A note on the conservation of mechanical energy and the Galilean principle of relativity
    European Journal of Physics, v. 31 p. 827-834, 2010.
  2. Márcio M. Taddei, Tarciro N. C. Mendes, Carlos Farina
    An introduction to dispersive interactions
    European Journal of Physics, v. 31, p. 89-99, 2010.
  3. Alexandre C. Tort
    Another example of classical renormalization in electrostatics
    European Journal of Physics, v. 31, p. L49-L50, 2010.
  4. Antonio C. F. Santos
    The first steps in vision in the classroom
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art. 2303, 2010.
  5. Paulo Fonseca, Aliane S. Zamorano, Hugo Luna, Antonio C. F. Santos
    Estudo do poder de frenamento de partículas alfa na matéria
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art. 2305, 2010.
  6. Marta F. Barroso, Igor Borgo
    Jornada no Sistema Solar
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art. 2502, 2010.
  7. Bruno Feldens, Penha M. C. Dias, Wilma M. S. Santos
    E assim se fez o quantum...
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 2, art. 2602, 2010.
  8. Marcus Vinicius Pereira e Susana de Souza Barros
    Análise da produção de vídeos por estudantes como uma estratégia alternativa de laboratório de física no Ensino Médio
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, art. 4401, 2010.
  9. Renato Santos Araujo e Deise Miranda Vianna
    A história da legislação dos cursos de Licenciatura em Física no Brasil: do colonial presencial ao digital a distância
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 4, art. 4403, 2010.
  10. Magali F. C. Lima, Vitorvani Soares
    Brincar para construir o conhecimento: jogo e cinemática
    A Física na Escola, v.11, n. 1, p. 24-26, 2010.
  11. Alexandre César Azevedo
    Construção gráfica para alunos cegos
    A Física na Escola, v. 11, n. 1, p. 48, 2010.
  12. Eros S. Ramos, Deise M. Vianna, S. P. Pinto
    Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e o ensino de Física: uma experiência em sala de aula
    Ciência em Tela, v.2, n. 2, 2009 (publicado em 2010).

2009

  1. Carlos E. Aguiar, Anderson R. Souza
    Google Earth Physics
    Physics Education, v. 44, p. 624-626, 2009.
    Versão em chinês: http://www.qiji.cn/
  2. Wilma M. S. Santos, A. M. Luiz, C. R. Carvalho
    A proposal to introduce a topic of contemporary physics into high-school teaching
    Physics Education, v. 44, p. 511-616, 2009.
  3. A. E. G. Falcão Jr., R. A. Gomes, J. M. Pereira, L. F. S. Coelho, Antonio C. F. Santos
    Cellular phones helping to get a clearer picture of kinematics
    The Physics Teacher, v. 47, p. 167-168, 2009.
    Versão em farsi: Roshd v. 25, n. 91, p. 56-57, 2010
  4. Carlos E. Aguiar, F. Barone
    Rutherford scattering with radiation damping
    American Journal of Physics, v. 77, p. 293-384, 2009.
  5. R. de Melo e Souza, Marcus V. Cougo Pinto, Carlos Farina, M. Moriconi
    Multipole radiation fields from the Jefimenko equation for the magnetic field and the Panofsky-Phillips equation for the electric field
    American Journal of Physics, v. 77, p. 67-72, 2009.
  6. M. M. Taddei, T. N. C. Mendes, Carlos Farina
    Subtleties in energy calculations in the image method
    European Journal of Physics, v. 30, p. 965-972, 2009.
  7. R. S. Araujo, Deise M. Vianna
    Formação de professores de Ciências e Física na Internet: porque um site de recomendação de conteúdos
    Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 171-192, 2009.
  8. Alexandre C. Tort
    Dois problemas práticos de eletricidade vitoriana e sua discussão no ensino secundário e universitário
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, art. 2304, 2009.
  9. Carlos E. Aguiar
    Ótica e geometria dinâmica
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 3, art. 3302, 2009.
  10. Carlos E. Aguiar, D. Baroni, Carlos Farina
    A órbita da Lua vista do Sol
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 4, art. 4301, 2009.
  11. Marco A. Dias, Helio S. Amorim e Susana L. S. Barros
    Produção de fotografias estroboscópicas sem lâmpada estroboscópica
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, p. 492-513, 2009.
  12. E. Gama, Marta F. Barroso
    Física na Escola na Europa
    A Física na Escola, v. 10, n. 2, p. 32-35, 2009.
  13. Magali F. C. Lima, T. Rappoport
    A sala de aula, o ensino de física e as novas tecnologias
    Ciência em Tela, v. 2, n. 1, 2009.
  14. A. R. C. Romaguera, C. M. Smith, Mauro M. Doria
    Supercondutividade de alta temperatura crítica: passado, presente e futuro de um fenômeno ainda misterioso
    Ciência Hoje, v. 44, n. 263, p. 42-48, 2009.

2008

  1. F. Rezende, Susana L. S. Barros
    Students' navigation patterns in the interaction with a mechanics hypermedia program
    Computers & Education, v. 50, p. 1370-1382, 2008.
  2. V. Ovalle, D. R. Otomar, J. M. Pereira, N. Ferreira, R. R. Pinho, Antonio C. F. Santos
    Studying charged particle optics: an undergraduate course
    European Journal of Physics, v. 29, p. 251-256, 2008.
  3. R. C. Ferreira, Wilma M. S. Santos, Penha M. C. Dias
    Construção do conceito de 'momento de uma força' a partir de experimentos relacionados ao cotidiano
    A Física na Escola, v. 9, n. 1, p. 37-39, 2008.
  4. Almir G. Santos, Fernando S. Barros
    Ondas de água: uma revisão ao nível médio
    A Física na Escola, v. 9, n. 2, p. 14-16, 2008.
  5. Fernando S. Barros
    Tendências Atuais dos Projetos de Armas Nucleares
    Ciência em Tela, v. 1, n. 1, p. 1-8, 2008.
  6. R. S. Araujo, Deise M. Vianna
    Discussões sobre a remuneração dos professores de Física na Educação Básica
    Ciência em Tela, v. 1, n. 2, p. 1-9, 2008.
  7. Mauro M. Doria, A. R. C. Romaguera
    Supercondutividade: que vibrações são essas?
    Ciência Hoje, v. 42, n. 249, p. 14-15, 2008.
  8. Fernando S. Barros
    A banalização das armas nucleares
    Ciência Hoje, v. 42, n. 250, p. 69-71, 2008.

2007-2003

  1. Santos, F. C. ; Santos, W. M. S. ; Berbat, S. C.
    Uma análise da flutuação dos corpos e o princípio de Arquimedes
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 295-298, 2007.
  2. Fonseca, P. ; Santos, A. C. F. ; Montenegro, E. C.
    A very simple way of measuring the coaxial cable impedance
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 373-375, 2007.
  3. Oliveira, F. F. ; Vianna, D. M. ; Gerbassi, R. S.
    Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores
    Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.
  4. Pilling, D. P. A. ; Dias, P. M. C.
    A hipótese heliocêntrica na Antigüidade
    Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29, n. 4, p. 613-623, 2007.
  5. Dias, P. M. C.
    À procura do trabalho perdido
    Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 29, n. 4, p. 493-498, 2007.
  6. Pinto, S. P. ; Fonseca, O. M. ; Vianna, D. M.
    Formação continuada de professores: Estratégia para o ensino de Astronomia nas séries iniciais
    Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 71-86, 2007.
  7. Paula, A. G. ; Vianna, D. M.
    Levitação Eletrodinâmica: ensino de Física, baseado no enfoque CTS, na discussão para a melhoria da qualidade do ar
    A Física na Escola, v. 8, n. 1, p. 35-39, 2007.
  8. Bernardo, J. R. R., Vianna, D. M., Fontoura, H. A.
    Produção e consumo da energia elétrica: a construção de uma proposta baseada no enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA)
    Ciência & Ensino, v. 1, número especial, 2007.
  9. Santos, A. C. F. ; Magalhaes, S. ; Faria, N. V. C.
    An undergraduate course in experimental atomic and molecular physics using an accelerator
    Nuclear Instruments & Methods in Physics Research B, v. 261, p. 264, 2007.
  10. Fernando S. Barros
    Nuclear Fuel Banks: A View From the South
    Forum of Physics & Society, v. 36, n. 4, p. 10-13, 2007.
  11. Barbosa, V. C. ; Breitschaft, A. M. S.
    Um aparato experimental para o estudo do príncipio de Arquimedes
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 115-122, 2006.
  12. Sinflorio, D. A. ; Fonseca, P. ; Coelho, L. F. S. ; Santos, A. C. F.
    Teaching electromagnetism to high-school students using particle accelerators
    Physics Education, v. 41, p. 539-541, 2006.
  13. Santos, F. C. ; Coutinho, Y. A. ; Ribeiro-Pinto, L. ; Tort, A. C.
    The motion of two masses coupled to a finite mass spring
    European Journal of Physics, v. 27, p. 1037-1051, 2006.
  14. Pinto, S. P. ; Vianna, D. M.
    Atuando na sala de aula após a reflexão sobre uma oficina de astronomia
    Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 6, n. 1, 2006.
  15. Pires D. P. L. ; Afonso J. C. ; Chaves, F. A. B.
    Do termoscópio ao termômetro digital: quatro séculos de termometria
    Química Nova, v. 29, p. 1393-1400, 2006.
  16. Pires D. P. L. ; Afonso J. C. ; Chaves, F. A. B.
    A termometria nos séculos XIX e XX
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 101-114, 2006.
  17. Dias, P. M. C.
    F=ma?!!! (O Nascimento da Lei Dinâmica)
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, p. 205-234, 2006.
  18. Filipeki, A. T. ; Barros, S. L. S. ; Elia, M. F.
    A visão dos pesquisadores-orientadores de um programa de vocação científica sobre a iniciação científica de estudantes do ensino médio.
    Ciência e Educação, v. 12, n. 2, p. 199-216, 2006.
  19. Berbat, S. C. ; Santos, W. M. S. ; Gaspar, M. B.
    Formalizando a hidrostática no cotidiano.
    Panorâmica Multidisciplinar, v. 6, p. 99-113, 2006.
  20. Carlos Farina ; M. Burrowes
    Sobre o pêndulo isócrono de Christiaan Huygens
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 27, n. 2, p.175-179, 2005.
  21. Pinto, S, P. ; Vianna, D. M.
    A ação-reflexão na formação continuada de professores.
    Enseñanza de las Ciencias, v. extra, 2005.
  22. Vianna, D. M. ; Bernardo, J. R. R.
    O Eletromagnetismo no contexto de um sistema elétrico: uma abordagem apoiada no enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade.
    Enseñanza de las Ciencias, v. extra, 2005.
  23. Barros, F. S.
    O Manifesto Russel - Einstein e as Conferências Pugwash
    A Física na Escola, v. 6, n.1, p. 15-22, 2005.
  24. Fernandes, B. C. ; Santos, W. M. S. ; Dias, P. M. C.
    Onde está o atrito? Discussão de dois experimentos que exemplificam a Lei da Inércia
    A Física na Escola, v. 6, n. 2, p. 17-19, 2005.
  25. Rezende, F. ; Barros, S. L. S.
    A Hipermídia e a Aprendizagem de Ciências: Exemplos na Área de Física
    Física na Escola, v. 6, n. 1, p. 63-68, 2005.
  26. Santos, F. C. ; Tort, A. C.
    The electrostatic field of a point charge and an electrical dipole in the presence of a conducting sphere
    European Journal of Physics, v. 25, p. 859-868, 2004.
  27. Tort, A. C. ; Cunha, A. M. ; Assis, A. K. T.
    Uma tradução comentada de um texto de Maxwell sobre ação a distância
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, p. 273-282, 2004.
  28. Carlos E. Aguiar ; G. Rubini
    A Aerodinâmica da Bola de Futebol
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 4, p. 297-306, 2004.
  29. Dias, P. M. C. ; Santos, W. M. S. ; Souza, M. T. M.
    A Gravitação Universal (Um Texto para o Ensino Médio)
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, n. 3, p. 257-271, 2004.
  30. Dias, P. M. C.
    Tradução Comentada de um Clássico de Copérnico
    Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, p. 195-196, 2004.
  31. Santos, A. C. F. ; Frohlich, A.
    Collision Cross Sections and the Size of a Coin
    Physics Education, v. 38, p. 336-339, 2003.
  32. Carlos E. Aguiar ; F. Laudares
    Listening to the coefficient of restitution and the gravitational acceleration of a bouncing ball
    American Journal of Physics, v. 71, n. 5, p. 499-501, 2003.
  33. Carlos Farina ; Alexandre C. Tort ; F. C. Santos
    Note on the Lorentz force, magnetic charges and the Casimir effect
    European Journal of Physics, v. 24, p. N5-N9, 2003.
  34. Carlos Farina ; F. Barone ; H. Boschi-Filho.
    Three methods for calculating the Feynman propagator
    American Journal of Physics, v. 71, p. 483-491, 2003.
  35. Barros, S. L. S. ; Rezende, F.
    Diseño instrucional de un sistema hypermedia utilizando elementos del cambio y del desarrollo conceptual para la conceptual para la aprendizaje de la fisica.
    Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 103-109, 2003.
  36. Rezende, F. ; Barros, S. L. S. ; Lopes, A. M. A. ; Araújo, R. S.
    InterAge: um ambiente virtual construtivista para formação continuada de professores de Física
    Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 20, n. 3, p. 372-390, 2003.

Home