Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestrado Profissional em Ensino de Física


Livros (textos integrais, capítulos, edições)

2022

Textos integrais

  1. Ildeu C. Moreira, Bruno de Andrea Roma, Áurea Gil
    A SBPC e a Constituição Brasileira (São Paulo: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2022, ISBN 978-65-89883-16-6, 300p.)

2021

Textos integrais

  1. Luisa Massarani, Yurij Castelfranchi, Vanessa Fagundes, Ildeu C. Moreira
    O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia? (Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2021, ISBN 978-65-87465-18-0, 225 p.)
  2. Luisa Massarani, Ildeu C. Moreira
    Pesquisa em Divulgação Científica: Textos Escolhidos (Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2021, ISBN 978-65-87465-23-4, 184p.)

Capítulos

  1. Rodrigo F. Moraes, Antonio Carlos F. Santos
    Decolonizando o Ensino de Física: Rompendo com o Projeto Ocidentalcêntrico de Mundo
    In: Armando Santos, Roberto Dalmo, Glória Queiroz (orgs.), Conteúdos Cordiais: Física humanizada para uma escola sem mordaça, p. 169-186 (São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021, ISBN 978-6555631043, 326 p.)

2020

Capítulos

  1. Deise M. Vianna, Anna Maria Pessoa de Carvalho, Lúcia Helena Sasseron
    Studies of the Production of Innovative Educational Materials through Teacher Education in Brazil
    In: Charbel N. El-Hani, Maurício Pietrocola, Eduardo Mortimer, Maria Rita Otero (orgs.), Science Education Research in Latin America, p. 159-184 (Boston: Brill / Sense, 2020, ISBN: 978-90-04-40854-8, 572 p.)
  2. Deise M. Vianna, Felipe M. Correia, Sandro S. Fernandes, Aline Guilherme Pimentel
    Propostas de atividades de cinemática para deficientes visuais aplicada no Colégio Pedro II pelo Grupo do PIBID/UFRJ - Fisica
    In: Série Educar: Sociedade e Educação, Vol. 41, p. 85-93 (Belo Horizonte: Ed. Poisson, 2020, ISBN:978-65-86127-72-0, 200 p.)
  3. Deise M. Vianna, Carlos Frederico M. Rodrigues
    Um dispositivo de movimento perpétuo: o que os estudantes dizem
    In: Frederico C. Barbosa, Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista, p. 417-438 (Piracanjuba: Editora Conhecimento Livre, 2020, ISBN: 978-65-86072-43-3, 615 p.)
  4. Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
    Políticas públicas do passado: aspectos metodológicos da UAB diante da carência de professores de física In: Alexandre Shigunov Neto, André Silva, Dulce Strieder, Ivan Fortunato (orgs.), A Formação de Professores de Física em discussão: passado, presente e perspectivas, p. 13-32 (Itapetininga: Edições Hipótese, 2020, ISBN: 978-65-80428-13-7, 262 p.)
  5. Vitorvani Soares, Deise M. Vianna, João José F. Sousa, Almir G. Santos, Marco A. Dias, Mariana A. J. Barros, Sandro S. Fernandes, Vitor Cossich H. Sales
    O subprojeto PIBID/UFRJ-Física: atuação do monitor bolsista na aula regular do professor supervisor
    In: Joaquim Silva, Blanche Bitner-Mathé, Danielle Menezes, Ana Prado (orgs.), Narrativas sobre a formação docente: A experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na UFRJ, p. 108-120 (Rio de Janeiro: Joaquim Silva, 2020, ISBN 978-65-00-14820-6, 179 p.)
  6. Ildeu C. Moreira
    Fritz Müller e a Divulgação Científica da Seleção Natural
    In: Mario Steindel, Maria da Glória Weissheimer. Marcondes Marchetti (orgs.). Fritz Müller 200 anos: legado que ultrapassa fronteiras, p. 11-17 (Florianópolis: Mario Steindel, 2020, ISBN 978-65-00-11088-3, 166 p.)

2019

Capítulos

  1. Ildeu C. Moreira
    O eclipse de Sobral e outras omissões históricas: de Einstein a Hawking
    In: A. L. T. Boziand, M. Pessoa (orgs.), O Eclipse de 1919, p. 6-35 (Rio de Janeiro: Observatório Nacional, 2019, ISBN: 978-85-99926-10-9)
  2. Hugo R. Detoni, Thiago C. Lacerda, Jorge H. C. Basílio
    Ensino de Física para EJA: Exposição de Experimentos de Física como Forma de Avaliação
    In: Sabrina P. Maravieski (org.), Pesquisa em Ensino de Física 2, p. 89-97 (Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, ISBN: 978-85-7247-210-4, 224 p.)

2018

Capítulos

  1. Marta F. Barroso, Marcelo S. O. Massunaga, Gustavo Rubini
    Itens de Ciências no PISA: Interpretações
    In: Maria Isabel Ramalho Ortigão (org.), Políticas de Avaliação, Currículo e Qualidade: Diálogos sobre o PISA, p. 195-207 (Curitiba: Editora CRV, 2018, ISBN: 978-85-444-2369-1, 266 p.)
  2. Marta F. Barroso
    Contribuições para um diagnóstico do Ensino Médio no país
    In: Débora Foguel, Marcos Scheuenstuhl (orgs.), Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio, p. 44-65 (Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2018, ISBN: 978-85-85761-46-2, 216 p.)
  3. Ildeu C. Moreira
    Há muita gente lá fora!: A divulgação científica e o envolvimento dos brasileiros com a C&T
    In: Débora Foguel, Marcos Scheuenstuhl (orgs.), Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio, p. 112-125 (Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2018, ISBN: 978-85-85761-46-2, 216 p.)
  4. Ildeu C. Moreira, Kátia L. Mansur, Maria de Fátima B. Pereira
    A importância da popularização da ciência para a geoconservação: uma abordagem pela história da ciência
    In: V. M. N. Santos, P. R. Jacobi (orgs,), Educação, Ambiente e Aprendizagem Social: reflexões e possibilidades à geoconservação e sustentabilidade, p. 193-216 (Curitiba: Editora CRV, 2018, ISBN 978-85-444-2561-9, 248 p.)
  5. Ildeu C. Moreira, Anderson P. Antunes, Luisa M. Massarani
    Local collaborators in Henry Walter Bates’s Amazonian Expedition (1848-1859)
    In: Fabio D'Angelo (org.), The scientific dialogue linking America, Asia and Europe between the 12th and the 20thCentury: Theories and techniques travelling in space and time, p. 382-400 (Nápoles: Viaggiatori, 2018, ISBN 978-88-94361209, 457 p.)

2017

Textos integrais

  1. Ildeu de C. Moreira, Y. Castelfranchi, D. F. Silva, L. Massarani
    A ciência e a tecnologia no olhar dos brasileiros (Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2017, ISBN 978-85-5569-127-0, 152 p.)
  2. José Murilo de Carvalho, Ildeu C. Moreira
    Ciência no Brasil: 100 anos da Academia Brasileira de Ciências (Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2017, ISBN 978-85-85761-42-4, 208 p.)

2016

Textos integrais

  1. Y. Castelfranchi, E. M. Vilela, A. C. Corrieri, E. V. Lacerda Costa, F. Lacerda, Ildeu de C. Moreira, L. Massarani, S. Simões, V. Fagundes
    Os Mineiros e a Ciência (Belo Horizonte: Kma, 2016, ISBN 978-85-92728-00-7, 166 p.)
  2. Antonio Carlos F. Santos, Apoena Lanatte de Oliveira Calil
    Fisica I (Fundação FAEL, 2016, ISBN 978-85-60531-37-0, 168 p.)​

Capítulos

  1. Ildeu C. Moreira
    Ciência dá Samba!
    In: Diego Golombek, Juan Nepote. (orgs.), Instrucciones para contagiar la ciencia, p. 87-90, (Guadalajara: Editorial Universitaria, 2016).
  2. Deise M. Vianna
    Contribuições dos Mestrados Profissionais
    In: Nilson M. D. Garcia, Milton A. Auth, Eduardo K. Takahashi (orgs.), Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea, p. 215-217 (Editora Livraria da Física, 2016, ISBN: 9788578613983)
  3. Deise M. Vianna
    Políticas públicas educacionais: o que querem dos professores
    In: Nilson M. D. Garcia, Milton A. Auth, Eduardo K. Takahashi (orgs.), Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea, p. 495-503 (Editora Livraria da Física, 2016, ISBN: 9788578613983)

2015

Textos Integrais

  1. Antonio Carlos F. Santos
    Mecânica dos Sólidos (Laureate, 2015)

Capítulos

  1. Ildeu C. Moreira, L. Massarani,
    Miguel Ozorio de Almeida e a divulgação científica no Brasil
    In: Gilberto Hochman; Nísia Trindade Lima. (orgs.), Médicos Intérpretes do Brasil, p. 380-410 (Hucitec Editora, 2015, ISBN 978-85-84040-28-5)
  2. Ildeu C. Moreira,
    A ciência e o carnaval brasileiro
    In: Luisa Massarani (org.), RedPOP: 25 años de popularización de la ciencia en América Latina, p. 73-94 (RedPoP-UNESCO, 2015, ISBN 978-85-85239-97-8)

2014

Textos integrais

  1. Antonio Carlos F. Santos
    Física - Mecânica (EAD UNIFACS, 2014, 108 p.)

Capítulos

  1. Ildeu C. Moreira, L. Massarani, R. Neves
    De olho na biodiversidade: iniciativas do Museu da Vida no ano internacional sobre o tema
    In: M. Chagas, D. Studart, C. Storino (orgs.); Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental, p. 177-188 (Espirógrafo Editorial e Associação Brasileira de Museologia, Rio de Janeiro, 2014, ISBN 978-85-68002-00-1)

2013

Capítulos

  1. Almir Guedes dos Santos
    Proposta de integração das visitações escolares a museus de ciência às aulas de Física
    In: Pedro Membiela, Natalia Casado, Maria Isabel Cebreiros (eds.); Retos y perspectivas en la enseñanza de las ciencias, p. 525-529 (Educación Editora, Ourense-Espanha, 2013, ISBN 97884 15524120)

2012

Textos integrais

  1. Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.)
    Temas para o Ensino de Física com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN 978-85-65242-33-2, 260 p.)
  2. Fábio F. Sampaio, Marcos da Fonseca Elia (orgs.)
    Projeto Um Computador por Aluno: Pesquisas e Perspectivas (NCE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2012, ISBN 978-85-61815-02-8, 264 p.)

Capítulos

  1. Deise M. Vianna, Oneida Enne
    Acompanhando a trajetória do Cecierj
    In: Regina M. R. Borges, Ana L. Imhoff, G. B. Barcellos (orgs.); Educação e Cultura Científica e Tecnológica, p. 185-198. (EdiPUCRS, Porto Alegre, 2012, ISBN 978-85-397-0244-2)
  2. Deise M. Vianna
    O que aprendi nas escolas
    In: Anna Maria P. Carvalho, António F. Cachapuz, Daniel Gil-Pérez (orgs.); O ensino das ciências como compromisso científico e social, p. 179-195 (Cortez Editora, São Paulo, 2012, ISBN 978-85-249-1980-0)
  3. Deise M. Vianna, Renato S. Araujo
    Ampliação do acesso ao ensino superior brasileiro: a opinião dos coordenadores dos cursos a distância de licenciatura em Física
    In: Carlinda Leite, Miguel Zabalza (orgs.); Ensino Superior - Inovação e Qualidade na Docência, p. 6451-6466 (CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Porto, 2012, ISBN 978-989-8471-05-5)
  4. Deise M. Vianna
    Formação de professores de Física: rumos e desafios
    In: Nilson M. D. Garcia, Ivanilda Higa, Erika Zimmermann, Cibelle C. Silva e André F. P. Martins (orgs.); A pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações necessárias (2a Edição, Livraria da Física, São Paulo, 2012, ISBN 978-85-7861-182-8)
  5. Sandro Soares Fernandes
    O dia a dia das unidades de medida
    In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), p. 17-34 (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN 978-85-65242-33-2)
  6. Vitor Cossich de Holanda Sales
    Água de lastro: um problema de hidrostática
    In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), p. 71-91 (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN 978-85-65242-33-2)
  7. Carlos Frederico Marçal Rodrigues
    Irreversibilidade
    In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), p. 112-134 (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN 978-85-65242-33-2)
  8. Leandro Nascimento Rubino
    Efeito estufa
    In: Deise M. Vianna, José Roberto R. Bernardo (orgs.); Temas para o Ensino de Física com Abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), p. 135-154 (Bookmakers Editora, Rio de Janeiro, 2012, ISBN 978-85-65242-33-2)
  9. Marta M. Pereira, Vitorvani Soares
    Ver TV para aprender Física: análise e exploração didática de uma reportagem de telejornal
    In: Fábio Marques de Souza, Angela Patricia Felipe Gama. (orgs.); Mídia, Linguagem e Ensino: Diálogos Transdisciplinares, p. 179-200 (Pedro & João Editores, São Carlos, 2012, ISBN 978-85-7993-109-3)
  10. A. G. Borba, B. P. Rangê, R. C. Ribas, Marcos da Fonseca Elia, M. R. Campos, A. P. Lopes
    Protocolo cognitivo-comportamental
    In: Eliane Mary de Oliveira Falcone, Angela Donato de Oliva, Cristiane Figueiredo (orgs.); Produções em Terapia Cognitivo-comportamental, p. 167-175 (Casapsi Livraria e Editora, São Paulo, 2012, ISBN 978-85-8040-137-0)
  11. Fábio F. Sampaio, Marcos da Fonseca Elia
    Projeto UCA na CUCA: robótica educacional na sala de aula
    In: Fábio F. Sampaio, Marcos da Fonseca Elia (orgs.); Projeto Um Computador por Aluno: Pesquisas e Perspectivas, p. 195-205 (NCE/UFRJ, Rio de Janeiro, 2012, ISBN 978-85-61815-02-8)

2011

Capítulos

  1. Penha M. C. Dias, Teresinha J. Stuchi
    Isaac Newton, Robert Hooke and the Mystery of the Orbit
    In: D. Krause, A. A. P. Videira (eds.); Brazilian Studies in History and Phylosophy of Science, p. 77-94 (Boston Studies in the Philosophy of Science, Springer, 2011, ISBN 978-90-481-9421-6)
  2. Anna Maria P. Carvalho, Roberto Nardi, Deise M. Vianna, Maria José P. M. Almeida, Laercio Ferraciolli
    Pesquisa em Ensino de Física.
    In: S. Nogueira, T. Romero (orgs.); Física 2011 - Estado da Arte, desafios e perspectivas para os próximos cinco anos, p. 115-126 (Chris McHilliard Editora, 2011)
  3. José R. R. Bernardo, V. H. D. Silva, Deise M. Vianna
    A Construção de propostas de ensino em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) para abordagem de temas sociocientíficos
    In: W. L. P. Santos, D. Auler (orgs.) CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas, p. 373-393 (Editora Universidade de Brasilia, Brasília, 2011, ISBN 978-85-230-1306-6)

2010

Textos integrais

  1. Susana de Souza Barros e Marcos Elia (orgs.)
    Pierre Lucie, professor e educador de cientistas (Editora UFRJ, 2010, ISBN 978-85-7108-350-9, 294 p.)

Capítulos

  1. Susana de Souza Barros e Ana Tereza Filipecki
    Curriculo e cultura cientifica na sociedade de risco - somos todos atores?
    In: Susana. S. Barros e Marcos Elia (orgs.); Pierre Lucie, professor e educador de cientistas (Editora UFRJ, 2010, ISBN 978-85-7108-350-9)
  2. Deise M. Vianna
    A relação entre a pesquisa, a sala de aula e a formação de professores
    In: Nilson M. D. Garcia, Ivanilda Higa, Erika Zimmermann, Cibelle C. Silva e André F. P. Martins (orgs. ); A pesquisa em ensino de física e a sala de aula: articulações necessárias, p. 85-93 (Sociedade Brasileira de Física, São Paulo, 2010, ISBN 978-85-89064-17-0)

2009

Capítulos

  1. Deise M. Vianna
    Formação cidadã para nossos alunos - um contexto cultural para o ensino de Física.
    In: André F. P. Martins (org.); Física ainda é cultura?, p. 131-149 (Livraria da Física Editora, 2009, ISBN 9788578610449)
  2. Deise M. Vianna
    A Formação do Professor de Ciências para o Aluno de Hoje.
    In: T. Goldbach, M. P. Friedrich, S. Q. M. Leite (orgs.); Ensino de Ciências:Saberes Escolares & Saberes Científicos, p.25-31 (Editora CEFETEQ, 2009, ISBN 9788561754044).
  3. Susana L. de Souza Barros
    O Ensino de Física na UFRJ: A Volta do Parafuso
    In: T. Kodama (org.); Instituto de Física - UFRJ: 45 anos, p.139-154 (Oficina de Livros, 2009, ISBN 9788563243003).
  4. Fernando de Souza Barros
    A Histórioa do Instituto de Física: Uma Visão Pessoal
    In: T. Kodama (org.); Instituto de Física - UFRJ: 45 anos, p.109-116 (Oficina de Livros, 2009, ISBN 9788563243003).
  5. Simone C. Cardoso, Carlos E. Aguiar
    Novos Desafios: A Graduação em Física Médica e o Mestrado em Ensino de Física
    In: T. Kodama (org.); Instituto de Física - UFRJ: 45 anos, p.175-182 (Oficina de Livros, 2009, ISBN 9788563243003).

2008

Textos integrais

  1. Marta F. Barroso, Lucia H. Pralon
    Água e ar: elementos fundamentais para a vida em nosso planeta (E-LIMC, 2008, 64 p.)
  2. Marta F. Barroso, Adila Trubat
    Seres Vivos no Planeta Terra (E-LIMC, 2008, 60 p.)

2007-2003

Textos integrais

  1. Mauro M. Doria, Franciole C. Marinho
    Ondas e Bits (Livraria da Física, 2006, 135 p.)
  2. Alexandre C. Tort, João P. Sinnecker, Raul Rapp
    Física 3A - Volume 1 (Fundação CECIERJ, 2005, 190 p.)
  3. Alexandre C. Tort, João P. Sinnecker, Raul Rapp
    Física 3B - Volume 1 (Fundação CECIERJ, 2005, 190 p.)
  4. Maria Antonieta T. Almeida
    Introdução às Ciências Físicas - Volume 1 (Fundação CECIERJ, 2003)
  5. Daniela Lazzaro, Marta F. Barroso.
    Introdução às Ciências Físicas - Volume 2: A Evolução das Idéias sobre o Sistema Solar (Fundação CECIERJ, 2003, 80 p.)
  6. Maria Antonieta T. Almeida
    Introdução às Ciências Fìsicas - Volume 4 (Fundação CECIERJ, 2003, 177 p.)
  7. Maria Antonieta T. Almeida, Susana L. Souza Barros
    Introdução às Ciencias Físicas - Volume 5 (Fundação CECIERJ, 2003, 147 p. )
  8. Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius Cougo-Pinto
    Física 1 - Volume 1 (Fundação Cecierj, 2003, 206 p.)
  9. Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius Cougo-Pinto
    Física 1 - Volume 2 (Fundação Cecierj, 2003, 279 p.)
  10. Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius Cougo-Pinto
    Física 1 - Volume 3 (Fundação Cecierj, 2003, 228 p.)
  11. Carlos Farina, Paulo Carrilho, Marcus Venicius Cougo-Pinto
    Física 1 - Volume 4 (Fundação Cecierj, 2003, 208 p.)

Capítulos

  1. G. Gouvêa, C. I. Oliveira, G. Grumbach, M. Mandarino, E. Belfort, M. F. Barroso
    O cenário das práticas educativas
    In: G. Gouvêa, C. I. Oliveira (orgs.); Educação a distância na formação de professores: viabilidades, potencialidades e limites, p. 71-78 (Vieira & Lent, 2006).
  2. C. E. Aguiar, G. Rubini
    Física do Futebol
    In: E. W. Hamburger (org.); Ciências Físicas no Brasil, p. 76-77 (Livraria da Física, 2006)
  3. A. Villani, D. M. Vianna
    Desafios para uma educação em ciências eficiente
    In: E. W. Hamburger (org.); Ciências Físicas no Brasil, p. 78-79 (Livraria da Física, 2006).
  4. A. Villani, D. M. Vianna
    Tendências da Pesquisa em Ensino de Física
    In: E. W. Hamburger (org.); Ciências Físicas no Brasil, p. 80-81 (Livraria da Física, 2006).
  5. Susana L. de Souza Barros, Maria Laura M. Leite Lopes
    A educação na era da informação: o desafio da alfabetização científica e matemática para este milênio.
    In: M. Pietrocola (org.); Ciência, filosofia e história: uma homenagem aos 40 anos de colaboração de Michel Paty com Brasil (S.Paulo, 2005).
  6. C. E. Aguiar, F. Laudares
    Aquisição de Dados Usando Logo e a Porta de Jogos
    In: N. Studart, A. Zylberstajn (orgs.); Coleção Explorando o Ensino - Volume 7: Física - Ensino Médio, p. 140-153 (Ministério da Educação, 2005).
  7. D. M. Vianna, R. S. Araujo
    Buscando elementos na Internet para uma nova proposta pedagógica
    In: A. M. Pessoa de Carvalho (org.); Ensino de Ciências - Unindo a pesquisa e a prática, p. 135-151 (Pioneira Thomson Learning, 2004).
  8. D. M. Vianna
    Refletindo sobre a Formação de Professores de Ciências: Desafios da Contemporaneidade
    In: S. E. Selles, M. S. Ferreira (orgs.); Formação Docente em Ciências - memórias e práticas, p. 163-171 (EdUFF, 2003).

Livros organizados ou editados

  1. M. F. Barroso, E. Belfort, M. Mandarino, G. Alves, C. Rigoni (orgs.)
    Reorientação Curricular para o Ensino Médio (SEE-RJ, 2006, 3 v., 580 p.)
  2. M. F. Barroso, A. M. Breitschaft, A. C. F. Santos, M. S. O. Massunaga, T. Silva (orgs.)
    Materiais Didáticos: Física (SEE-RJ, 2006, 127 p.)

Home