Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Ensino de Física e Ciências         LIMC      if-ufrj

APLICATIVOS COMPUTACIONAIS


Aqui você encontra um conjunto de aplicativos computacionais (objetos de aprendizagem) para o ensino de física produzidos sob a inspiração de G. Felipe.  Eles podem ser usados diretamente desta página,  ou podem ser baixados para seu próprio computador (veja na parte inferior desta página). 


Quem produziu os aplicativos: Geraldo Felipe, Marta F. Barroso e Rodrigo Neumann, com agradecimentos a Carlos Aguiar, Tatiana da Silva e Diego Bevilaqua. Para sugestões ou comentários, contacte marta at if.ufrj.br (www.if.ufrj.br/~marta) .  

Financiamentos: FINEP, FAPERJ, SBF.

para rápidas explicações de como usar os aplicativos, clique em PALCO.
para ver estes aplicativos, você precisa do plug-in do Flash

se você estiver usando o Internet Explorer, use F11 para ver a tela inteira

TTEMA E NOME DO APLICATIVO DESCRIÇÃO CLIQUE PARA ABRIR
ÓTICA GEOMÉTRICA    (produzidos por G. Felipe e M.F. Barroso)  
CAMPO VISUAL Um problema clássico: descobrir o campo visual de um observador em frente a um espelho plano campovisual
REFLEXÃO EM ESPELHO PLANO Um experimento virtual interativo:   medir o ângulo de reflexão de um raio luminoso por um espelho plano reflexão
IMAGEM EM ESPELHO ESFÉRICO Um experimento virtual: localizar a imagem de um objeto por um espelho côncavo espelhoesférico
LEI DE SNELL Um experimento virtual interativo: medir ângulo de refração  leideSnell
MOEDA NO FUNDO DE UMA PISCINA Onde é vista a imagem de um objeto localizado no fundo de uma piscina? imagemdamoeda
MÍNIMO TEMPO E REFLEXÃO Um exercício virtual: a lei da reflexão e o tempo que a luz leva em seu percurso temporeflexão
MÍNIMO TEMPO E REFRAÇÃO Um exercício virtual: a lei da refração e o tempo que a luz leva em seu percurso temporefração
MOVIMENTOS (produzidos por G. Felipe e M.F. Barroso)    
CORRIDA DE CARROS Dois carros apostam corrida; qual é a distância entre eles ao longo do movimento? corrida
GRÁFICOS DE MOVIMENTOS UNIDIMENSIONAIS Você escolhe a velocidade e a aceleração em um movimento em linha reta, e vê o gráfico desse movimento sendo traçado. gráfico
MOVIMENTO NO PLANO Você escolhe a velocidade e a aceleração em um movimento num plano, e vê sendo desenhada a trajetória do corpo. trajetória-plano
ACELERAÇÃO, VELOCIDADE E TRAJETÓRIA Um desafio: conseguir controlar, com o mouse, a trajetória do corpo... desafio-trajetória
CARROS E CHOQUES Como fazer dois carros colidirem? choque-carros
A TRAVESSIA DO RIO Um exercício virtual: atravessar um rio com correnteza travessiadorio
ENCONTRO DE OBJETOS - COMPONENTES Um exercício virtual: como um barco da polícia alcança um barco de contrabandistas? encontro-componentes
ENCONTRO DE OBJETOS - VETORES Mais um exercício interativo: fazer dois objetos se encontrarem encontro-vetores
GALILEU E SEU NAVIO Uma animação: posições medidas por dois referenciais em movimento relativo galileu
O TREM DE GALILEU Um observador em movimento observa um objeto em movimento... transfGalileu
O SUSPEITO É O TEMPO Einstein formula sua teoria da relatividade especial quando percebe que "o suspeito é o tempo"... observe como a definição de "simultaneidade" é relativa. transfEinstein
EXPLOSÃO DE MINAS Um jogo: localizar as minas usando coordenadas cartesianas. explosão
VETOR MAIS VETOR Exercício: somar vetores interativamente. somadevetores
VETOR MAIS VETOR E MAIS VETOR Exercícios sobre soma de vetores. somade3vetores
VETORES, COMPONENTES E ROTAÇÕES Componentes de vetores com sistemas de coordenadas que podem girar. decomposiçãovetores
FORÇAS (produzidos por G. Felipe e M.F. Barroso)
CONTROLE DA NAVE ESPACIAL Observação do que acontece com a velocidade de uma nave quando o motor é ligado, desligado ou invertido forçaemovimento
PESOS E ROLDANAS Um exercício virtual sobre sustentação de pesos com cordas e roldanas pesoseroldanas
SUSTENTAÇÃO DE UMA BARRA Um exercício: sustentação de um peso e uma barra barra
OSCILAÇÕES E ONDAS (produzidos por R. Neumann e M.F. Barroso)
MASSA PRESA A UMA MOLA Uma massa presa a uma mola é colocada para oscilar, com os valores da amplitude, da frequência e da fase inicial escolhidos pelo usuário. massa-mola
OSCILAÇÕES E MOVIMENTO CIRCULAR Uma imagem visual interativa da analogia entre movimento circular e movimento harmônico simples. mhs-mcu
OSCILAÇÕES AMORTECIDAS Um exercício virtual: oscilador harmônico com atrito. amortecido
OSCILAÇÕES FORÇADAS Escolha a frequência de uma força externa periódica sobre um oscilador harmônico e observe as consequências forçado
OSCILAÇÕES FORÇADAS E AMORTECIDAS Escolha a intensidade, frequência e fase de uma força externa periódica sobre um oscilador harmônico. forçado-amortec
ESPAÇO DE FASE DO OSCILADOR LIVRE Construção do gráfico do espaço de fase de um oscilador harmônico simples. edf-ohs
ESPAÇO DE FASE DO OSCILADOR AMORTECIDO O gráfico do espaço de fase de um oscilador harmônico amortecido. edf-amortecido
SUPERPOSIÇÃO DE OSCILAÇÕES Como é o movimento correspondente à superposição de dois movimentos oscilatórios na mesma direção? superposição
FIGURAS DE LISSAJOUS Como é o resultado da superposição de dois movimentos oscilatórios em direções perpendiculares? lissajous
DIAPASÃO E SOM Ligue o som e escute o som de um diapasão e veja uma animação do movimento das moléculas de ar ao seu redor. diapasão
CIRCUITOS (produzidos por G. Felipe e M.F. Barroso)
LÂMPADAS E MAIS LÂMPADAS Medidas de corrente e tensão em um circuito com lâmpadas (ideais). circuito-lâmpadas
RESISTÊNCIAS E MAIS RESISTÊNCIAS Medidas de corrente e tensão em um circuito com resistências ôhmicas. circuito-resistores
APLICATIVOS RECENTES
(estes aplicativos não estão no CD)
DESCRIÇÃO /  AUTORIA / ANO CLIQUE PARA ABRIR
QUEDA VERTICAL Movimento de queda vertical (com e sem atrito) / Geraldo Felipe / 2009 quedalivre
PLANO INCLINADO COM ATRITO Corpo descendo um plano inclinado / M. Vinicius M. Gonçalves, Juarez S. de Araújo e D. Bevilaqua / 2009  planoinclinado
COLISÕES UNIDIMENSIONAIS Colisões em uma dimensão entre dois corpos (pode-se variar a massa e o coeficiente de restituição) / Geraldo Felipe / 2010 colisões
GRÁFICOS DE CINEMÁTICA Comparação entre dois movimentos unidimensionais com aceleração uniforme - visual e com gráficos / Geraldo Felipe / 2010 gráfico cinemática
GRÁFICO DE FUNÇÃO DE PRIMEIRO GRAU Traçar gráficos de funções de primeiro grau / Geraldo Felipe / 2010 função-grau1
GRÁFICO DE FUNÇÃO DE SEGUNDO GRAU Traçar gráficos de funções de primeiro grau / Geraldo Felipe / 2010 função-grau2
CINEMÁTICA I Movimento de um carro em duas dimensões: controlando a velocidade / Geraldo Felipe / 2010 cinematica
SISTEMA DE COORDENADAS CARTESIANAS* Ler coordenadas cartesianas de um ponto / Geraldo Felipe / 2010 coordenadas
CONTROLE DA NAVE  II Observação do que acontece com a velocidade de uma nave quando o motor é ligado, desligado ou invertido - nova versão / Geraldo Felipe / 2010  força e movimento
CORRIDA DE NAVES ESPACIAIS Comparação entre movimentos de naves em uma dimensão com apresentação de gráficos / Geraldo Felipe / 2010 comparação de naves
CALORIMETRIA 1 Aquecimento de líquido - curva de temperatura como função do tempo / Geraldo Felipe / 2010 calorimetria
TEMPERATURA E CALOR Ilustração do que ocorre com um sólido quando aquecido / Geraldo Felipe / 2010  temperatura e calor
 ATIVIDADE COM VETORES Atividades (exercícios) sobre vetores / Geraldo Felipe / 2010  vetores



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Para baixar o CD Aplicativos Computacionais para o Ensino de Física, clique com o mouse direito e salve o arquivo em seu computador.  O arquivo está zipado, e corresponde ao conteúdo completo do CD - descomprima-o e grave-o num CD,  para utilização independente.  Se o sistema operacional for Windows, e o autorun estiver habilitado, ele abrirá sozinho; em caso contrário, abra o arquivo iniciar.exe. Se o sistema operacional for Linux ou MacOS, abra o arquivo index.html em seu navegador.



Artigos sobre produção e uso dos aplicativos:
M.F.Barroso, D.Bevilaqua e G.Felipe. Visualização e Interatividade no Ensino de Física e a Produção de Aplicativos Computacionais.  XVIII SNEF, 2009.
M. F. Barroso, G. Felipe e Tatiana da Silva. Aplicativos Computacionais e Ensino de Física. IX EPEF, 2006.
G. Felipe, M. F. Barroso e C.M.Porto. Simulações Computacionais no Ensino de Relatividade Restrita. XVI SNEF, 2005.
R. Neumann e M. F. Barroso. Simulações Computacionais e Animações no Ensino de Oscilações. XVI SNEF, 2005.



Objeto de aprendizagem (learning object) é todo recurso (digital ou não digital) que pode ser usado e reutilizado, durante processos de aprendizagem apoiados em uso de tecnologias, em contextos múltiplos.  Sua "granularidade" não é definida: isto é, podem se constituir de pequenos aplicativos ou de temas completos, de caráter aberto (permitindo intervenções do usuário) ou mais fechados.
(D. Wiley, 2000: Connecting learning objects to instructional design theory: a definition and a metaphor,  
in D. A. Wiley (ed), The Instructional Use of Learning Objects: Online Version.  Disponível em http://reusability.org/read/chapters/wiley.doc, consultado em 25/03/06)
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página criada e mantida por M. F. Barroso.
data da última atualização: dezembro 2010
feita com NVU